Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade
Ligue já e
agende sua consulta
11 3034-4238 11 9-9734-6584

Catarata: entenda as causas

Catarata: entenda as causas

A catarata é uma doença muito comum, principalmente em pessoas com idade mais avançada. Ela consiste na opacidade do cristalino, lente natural dos olhos que é responsável pela chegada de luz até a retina, procedimento que forma a imagem. Com o tempo, o cristalino tende a se tornar esbranquiçado, o que faz com que a visão se torne embaçada, podendo se agravar até o estado de cegueira total.

A cegueira causada pela catarata é tratável e, com o acompanhamento necessário, o paciente pode inclusive voltar a enxergar normalmente. Além de conhecer os tipos de tratamentos para a catarata , é muito importante saber quais são as causas e como prevenir essa doença.

Quais são as causas da catarata?

Diversos fatores podem causar a catarata, dentre eles, o principal é a idade. Por isso essa é uma doença tão comum em idosos. Mas, além da catarata senil - tipo mais comum da doença - existem alguns outros tipos que se manifestam de diferentes formas. Conheça cada um deles:

Catarata Senil

É o tipo mais comum da doença. Costuma se manifestar em pessoas acima de 55 anos de idade e a sua principal causa é o envelhecimento.

Catarata Traumática

Ocorre após algum trauma ou acidente ocular e geralmente se manifesta em apenas um dos olhos.

Catarata Diabética

Pessoas diabéticas têm maiores chances de serem acometidas pela catarata. Esse tipo da doença costuma se manifestar de forma precoce - antes dos 55 anos - e provoca a perda da visão de maneira mais acelerada do que no tipo mais comum da catarata.

Catarata Medicamentosa

O uso excessivo de medicamentos também pode causar a catarata, principalmente os corticoides, quando usados por longos períodos.

Catarata Congênita

A catarata congênita pode ser causada por problemas genéticos e também por doenças que a mãe passa para o feto, principalmente durante os três primeiros meses da gestação, que é o período mais sensível da gravidez.

Quais são os sintomas da catarata?

Manifestada principalmente em idosos acima dos 55 anos, a catarata é a maior causa da cegueira tratável no mundo atual. A doença se manifesta de forma gradativa, mas pode ser percebida logo nos primeiros sintomas.

Confira abaixo quais são os principais sintomas de quem está acometido pela catarata:

  • - Diminuição gradativa da acuidade visual, responsável por perceber a forma e o contorno dos objetos;
  • - Sensação de visão nublada, como se estivesse olhando constantemente através de uma janela embaçada;
  • - Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas;
  • - Mudança na visão das cores.
  • - Visão dupla.

No início da manifestação da doença, é comum que os sintomas vistos apenas como um pequeno incômodo, no entanto, com o tempo essa dificuldade de formar imagens vem se tornando cada vez maior e, se não houver o tratamento adequado, pode acontecer a perda total da visão. Por isso é importante visitar regularmente um oftalmologista de confiança.

Catarata tem cura?

A catarata é uma doença reversível e pode ser tratada de forma simples e rápida por um profissional oftalmologista de confiança. A cirurgia é um procedimento de baixa complexidade, rápida e completamente indolor.

Lembre-se!

Não existe uma receita para a prevenção da catarata, no entanto, o diagnóstico precoce pode devolver rapidamente a qualidade de vida ao paciente. Isso porque quanto antes for identificada a catarata, mais rápida pode ser a realização da cirurgia e o retorno à vida normal. Por isso é tão importante manter consultas periódicas ao oftalmologista.