Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade
Ligue já e
agende sua consulta
11 3034-4238 11 9-9734-6584

Catarata tem cura?

Catarata: Exames que você precisa fazer

A catarata é a doença responsável por cegar o maior número de pessoas no país. Descubra se ela tem cura.

Comum em idosos, a catarata é a principal causa de cegueira tratável nos tempos atuais. A doença consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, nome dado à lente natural do globo ocular, localizada atrás da íris e responsável pela focalização das imagens. Os pacientes acometidos pela catarata costumam apresentar uma visão embaçada que com o tempo vai se agravando, podendo chegar até a cegueira.

Apesar de parecer uma doença irreversível, a catarata pode e deve ser tratada, permitindo que o paciente volte a enxergar normalmente em pouco tempo.

O que é o cristalino?

Cristalino é o nome dado a uma espécie de lente natural que todos os seres humanos possuem atrás da íris de seus olhos. Essa lente é muito importante para a visão, uma vez que é ela a responsável por permitir que os raios de luz a atravessem, chegando até a retina e formando a imagem.

Com o passar dos anos, o cristalino tende a se tornar opaco e, com isso, dificulta a formação de imagens, deixando a visão embaçada, como quando passamos por algum caminho repleto de neblina. Se não for tratada, a catarata pode ir se agravando até que não seja mais possível enxergar nada.

Quais são os sintomas da catarata?

É muito importante estar atento aos sintomas da catarata, principalmente porque quanto antes for identificada, mais fácil e rápido se torna o tratamento da doença.

Confira abaixo quais são os principais sintomas da catarata.

  • Diminuição gradativa da acuidade visual, responsável por perceber a forma e o contorno dos objetos;/li>
  • Sensação de visão nublada, como se estivesse olhando constantemente através de uma janela embaçada;
  • Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas;
  • Mudança na visão das cores.
  • Visão dupla.

Os sintomas podem variar de acordo com cada paciente e, no início, são quase imperceptíveis. Por isso, é muito importante a prevenção através de consultas periódicas no oftalmologista, para a realização de exames que possam comprovar a existência da doença.

Catarata tem cura?

Apesar de ser uma doença complicada, a catarata tem cura sim. Alguns pacientes sentem alívio nos sintomas da catarata apenas com o uso de óculos ou colírios, porém, a única maneira eficaz de se curar da catarata é através da cirurgia, que se resume a substituição do cristalino, por uma lente intraocular artificial. Esse é um procedimento simples, rápido e totalmente indolor.

Por se tratar de uma doença muito comum em idosos, as pessoas costumam confundir a catarata com outros problemas oftalmológicos, como é o caso da miopia e astigmatismo, por exemplo, que também podem se manifestar por conta da idade. Por isso é tão importante realizar consultas periódicas com o ofalmologista, a fim de no menor sinal da catarata, buscar pelo tratamento adequado.

Para saber mais sobre como funciona o tratamento da catarata, basta clicar aqui

Catarata volta?

A catarata não é uma doença recorrente, ou seja, ela não volta. Como se trata de um problema no cristalino, lente natural dos olhos, ao realizar a cirurgia de catarata você passará a ter uma lente artificial que não tem riscos de apresentar catarata novamente.

É bastante incomum, mas podem ocorrer algumas complicações durante a cirurgia que acabam prejudicando a visão de uma outra forma, o que não representa necessariamente o retorno da catarata.

Confira quais são os riscos da cirurgia de catarata clicando aqui