Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade
Ligue já e
agende sua consulta
11 3034-4238 11 9-9734-6584

Cirurgia de catarata: recuperação e pós-operatório

Catarata: Exames que você precisa fazer

Entenda quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata e tenha uma recuperação tranquila.

A catarata é uma doença oftalmológica que atinge principalmente os idosos. Com o passar dos anos o cristalino, lente natural dos olhos, tende a ficar opaco, o que causa dificuldades na visão, como se o paciente olhasse constantemente através de um vidro sujo. A catarata se inicia como um leve incômodo e pode evoluir até o estágio de cegueira.

O único tratamento efetivo na cura da catarata é a cirurgia, que se resume na retirada do cristalino opaco e substituição dele por uma lente intraocular.

Embora a cirurgia de catarata seja considerada de baixa complexidade, muitos pacientes têm receio do pós-operatório, e ao procurar informações encontram apoio e respostas na Central da Catarata.

A Central da Catarata é a maior central de agendamentos de cirurgia de catarata do Brasil e possui quatro clínicas afiliadas especializadas na cidade de São Paulo. Todas as clínicas possuem médicos formados nas melhores universidades e têm mais de 20 anos de existência. Caso queira mais informações da Central da Catarata, clique aqui.

Baseada na experiência de centenas de pacientes operados que recuperaram a visão, a Central da Catarata elaborou textos detalhando a cirurgia e os cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação tranquila. Conheça agora:

Cirurgia de catarata: cuidados pós-operatórios

Apesar de ser considerada simples, a cirurgia de catarata demanda alguns cuidados pós-operatórios como qualquer outro procedimento. Na maioria dos casos, os cuidados pós-operatórios são realizados através de colírios antibióticos e anti-inflamatórios, indicados pelo cirurgião responsável.

Além disso, o paciente também não poderá realizar nenhum tipo de esforço físico durante o período de recuperação da cirurgia, não deverá fazer uso de maquiagem nessa região e usar o protetor acrílico pelo tempo determinado pelo médico. Também é de suma importância que o paciente não coce ou esfregue a região dos olhos, tome cuidado com a posição para dormir e evite piscinas durante certo período.

Tempo de recuperação da cirurgia de catarata

O tempo de recuperação vai depender do tipo de paciente e quem define isso é seu médico. De maneira geral, minutos após a realização da cirurgia, o paciente volta para casa. O paciente poderá ter uma rotina de vida normal, respeitando apenas as recomendações médicas, como é o caso de não realizar nenhum tipo de esforço físico. A recuperação total da visão costuma levar cerca de 45 dias.

Na Central da Catarata é possível agendar a consulta de avaliação em uma das clínicas afiliadas em poucos dias e fazer a cirurgia na mesma na mesma semana. Para agendar sua consulta ou ter mais informações, clique aqui.

Como funciona a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento simples e de baixo risco que consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular. Existem duas formas de se fazer a cirurgia de catarata, através da facoemulsificação ou da cirurgia a laser. Em ambos os casos, é feito um pequeno corte (cerca de 3mm), por onde é realizada a substituição das lentes.

Tanto a facoemulsificação, quanto a cirurgia a laser são procedimentos rápidos e completamente indolores. A cirurgia é realizada através de anestesia local, com colírio anestésico e sedação e dura cerca de 15 minutos, com alta do paciente poucos minutos após o término do procedimento, ou seja, não há a necessidade de internação do paciente.

Importante!

Ao escolher uma clínica para realizar a cirurgia de catarata, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o procedimento, além de conversar com o médico sobre o número de cirurgias que ele já realizou. Na cura da catarata, a experiência do cirurgião conta muito para um bom resultado!

Na Central da Catarata, as quatro clínicas afiliadas possuem médicos formados nas melhores universidades do país, todas têm mais de 20 anos de existência e possuem cirurgiões especializados em catarata. Agende já uma consulta de avaliação em uma das clínicas da Central da Catarata na cidade de São Paulo, clicando aqui.