Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade
Ligue já e
agende sua consulta
11 3034-4238 11 9-9734-6584

Clínicas de cirurgia de catarata: como escolher

Catarata: Exames que você precisa fazer

Entenda quais são os principais critérios a considerar na contratação de uma clínica de cirurgia de catarata. Confira!

Comum em idosos, a catarata consiste na opacidade da lente natural dos olhos, chamada de cristalino, o que causa dificuldades na visão e, com o passar do tempo, pode evoluir para a cegueira. A doença tem como principal causa o envelhecimento, mas mesmo no estágio de cegueira, a catarata é reversível.

Existem diversas clínicas e centros cirúrgicos particulares que oferecem a cirurgia de catarata, mas é importante pesquisar bem sobre eles antes de contratar os serviços de algum, afinal, trata-se de um procedimento delicado e que pode acarretar problemas futuros, quando mal feito.

Entenda quais são os principais critérios a se considerar na contratação de uma clínica de cirurgia de catarata. Confira!

Como escolher a clínica de cirurgia de catarata

Apesar da variedade de clínicas e centros cirúrgicos disponíveis no mercado, nem todos são completamente confiáveis e, por isso, o paciente e a família precisam buscar informações mais detalhadas sobre a clínica que desejam contratar. Veja alguns dos fatores que podem ser considerados.

Além disso, o paciente também não poderá realizar nenhum tipo de esforço físico durante o período de recuperação da cirurgia, não fazer uso de maquiagem nessa região e usar o protetor acrílico pelo tempo determinado pelo médico. Também é de suma importância que o paciente não coce ou esfregue a região dos olhos, tome cuidado com a posição para dormir e evite piscinas durante certo período.

Tempo de recuperação da cirurgia de catarata

Com a evolução dos procedimentos cirúrgicos de retirada da catarata, as lentes rígidas foram deixadas de lado, para serem substituídas pelas lentes flexíveis, que podem ser dobradas e, com isso, é possível fazer um corte menor durante a cirurgia. Mas além da textura e maleabilidade das lentes, também existem modelos diversos que ajudam a corrigir vários problemas oftalmológicos.

Indicações

Uma maneira de encontrar profissionais de confiança é pedir indicações a outras pessoas que já tiveram o mesmo problema que você, além de procurar conversar com médicos de família ou conhecidos, por exemplo. Essas pessoas podem indicar locais confiáveis e seguros para você realizar a sua cirurgia de catarata com tranquilidade.

Reputação

Ao encontrar uma clínica, é importante pesquisar sobre ela e sua reputação no ramo. Diversos sites fazem esse tipo de análise e uma simples busca na internet pode te fazer encontrar informações relevantes para decidir entre contratar ou não contratar uma clínica de cirurgia de catarata.

Cirurgiões

Não somente a clínica, mas os cirurgiões responsáveis pelo seu procedimento de retirada da catarata devem ser levados em consideração. Por isso, lembre-se de visitar a clínica quantas vezes for necessário, tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, bem como conhecer o médico que vai te atender e buscar maiores informações com ele.

Experiência no ramo

No que diz respeito a cirurgias oftalmológicas, a experiência conta muito! Por isso, procure saber com o médico e a clínica quantas cirurgias são realizadas e o tempo de experiência daquele cirurgião com o procedimento de retirada da catarata.

Apesar de ser considerada um procedimento simples, a cirurgia de catarata também tem alguns riscos, que podem ser eliminados com a contratação de um profissional de confiança.

Quais são os riscos da cirurgia de catarata?

O procedimento de retirada da catarata é considerado simples, mas ainda assim é cirúrgico, por isso conta com alguns riscos e complicações eventuais, que podem ser facilmente evitados com a realização da cirurgia em um lugar confiável. Entre os principais riscos da cirurgia de catarata estão:

  • - Sangramento;
  • - Inchaço e perda de fluidos;
  • - Infecção no olho;
  • - Descolamento da camada de nervo na parte de trás do olho.

Entenda como funcionam a recuperação e os cuidados pós-cirúrgicos da cirurgia de catarata.