Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade
Ligue já e
agende sua consulta
11 3034-4238 11 9-9734-6584

Cuidados após a cirurgia de catarata

Conheça os cuidados mais comuns no pós-operatório de catarata

Conheça os cuidados mais comuns no pós-operatório de catarata

A Catarata é uma doença muito comum e que pode acometer pessoas de todas as idades, além disso, a doença é considerada a principal causa de cegueira reversível no país. A única maneira de tratar a catarata é através da cirurgia, que se trata de um procedimento simples e de baixo risco.

Toda cirurgia, por menos invasiva que seja, necessita de cuidados pós-operatórios e com a cirurgia de catarata não é diferente. É importante atender a todas as recomendações médicas após a cirurgia de catarata, pois é nesse período que o paciente corre riscos de infecção. É importante lembrar que somente o médico pode fazer essas recomendações com mais precisão, de acordo com o quadro clínico do paciente. Confira agora quais são os cuidados pós-operatórios de catarata mais comuns.

Pós cirurgia de catarata: cuidados mais comuns

Fazer uso dos colírios corretamente

Após a cirurgia de catarata, o médico irá receitar alguns colírios antibióticos e anti-inflamatórios para o olho operado. É importante que o uso seja feito nos horários indicados pelos médicos para evitar riscos de infecção e inflamação que podem ser incidentes, principalmente nos primeiros dias do pós-operatório de catarata.

Evitar esforço físico após a cirurgia de catarata

O paciente recém operado de catarata deve evitar esforço físico, como levantar e abaixar a cabeça bruscamente, evitar realização de atividades físicas como esportes e academia a fim de evitar riscos de contaminação e pressão ocular que podem acontecer após a cirurgia de catarata.

Usar adequadamente o protetor ocular

O uso do protetor ocular pós cirurgia de catarata é importante na hora do banho e na hora de dormir para evitar que o paciente coce os olhos durante a noite e para prevenir que produtos possam cair no olho operado durante o banho.

Evitar dormir do lado do olho operado

É importante que o paciente evite dormir do lado do olho operado de catarata a fim de evitar a pressão deste lado e para proteger o olho de um possível contato com o travesseiro. Este é um erro muito comum no pós-cirúrgico de catarata.

Fazer boa higienização das mãos

Uma mão pode possuir cerca de 150 tipos diferentes de bactérias e o maior risco de insucesso de uma cirurgia de catarata é por meio de infecções que podem acontecer no pós-operatório, portanto, ao pingar os colírios e fazer a limpeza da região dos olhos, procure higienizar bem as mãos

Não deixar de ir nos retornos pós-operatórios de catarata

Jamais deixe de ir aos retornos solicitados pelo médico, pois somente ele tem as melhores recomendações e conhecimento para prosseguir em determinadas situações do pós-operatório de catarata. Além disso, só ele pode dar alta ao paciente que realizou a cirurgia de catarata.

Nas clínicas afiliadas da Central da Catarata, os pacientes costumam retornar no dia seguinte da cirurgia para que o médico avalie a cicatrização do olho e para a retirada do tampão, que é colocado no dia da cirurgia. Geralmente, as infecções pós-cirúrgicas de catarata costumam acontecer na primeira semana, por isso, é importante que haja um retorno ainda nos primeiros dias após a cirurgia. Os retornos posteriores costumam acontecer de 15 em 15 dias até o paciente obter a alta médica.

Veja também:

Tempo de recuperação da visão

Como é o pós-operatório na cirurgia de catarata

Recuperação e pós-operatório