Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade
Ligue já e
agende sua consulta
11 3034-4238 11 9-9734-6584

Todos os tipos de catarata

Todos os tipos de catarata

Conheça quais são os tipos mais comuns da catarata e entenda as causas de cada um deles.

Responsável pelo maior número de casos de cegueira tratável no mundo, a catarata é mais comum em idosos. A doença faz com que o cristalino, lente natural dos olhos se torne opaco, o que dificulta a visão e, se não receber o tratamento adequado, pode evoluir até o estágio de cegueira.

Existem diferentes tipos de catarata, que se manifestam por razões distintas. A mais comum delas é a catarata senil, causada principalmente pelo envelhecimento, mas além dela, existem cataratas que se manifestam em pessoas mais jovens, ou até mesmo bebês.

Entenda quais são as causas e como tratar cada um dos tipos da doença.

Os tipos de catarata

Catarata Senil

A Catarata Senil é a forma mais comum da doença e acomete idosos com idade a partir de 55 anos. Esse tipo da doença se manifesta principalmente por conta do envelhecimento, que causa a opacidade do cristalino, dificultando a visão.

Catarata Traumática

A Catarata Traumática é causada principalmente por lesões ou ferimentos que atingem a região ocular. É comum que esse tipo de catarata se manifeste apenas em um dos olhos.

Catarata Diabética

Doenças como a diabetes podem deixar pessoas mais propensas a adquirir catarata. Esse tipo da doença pode se manifestar de maneira precoce, antes dos 55 anos, e com o agravamento causado pela diabetes, costuma ter a perda da visão acelerada.

Catarata Medicamentosa

Além de doenças, a catarata pode ser causada também pelo uso excessivo de alguns medicamentos, principalmente os corticoides.

Catarata Congênita

A catarata congênita é o tipo da doença que atinge a crianças e bebês recém-nascidos. Ela pode ser causada por problemas genéticos ou doenças passadas pela mãe para o feto, principalmente nos primeiros meses da gravidez.

Se você suspeita que esteja com catarata ou gostaria de poder ajudar um parente, saiba que o diagnóstico é clínico, sempre feito por um médico oftalmologista e com o apoio de exames em consultório. Na Central da Catarata é possível agendar a consulta de avaliação em uma das clínicas afiliadas em poucos dias e fazer a cirurgia na mesma na mesma semana. Para agendar sua consulta ou ter mais informações, clique aqui.

Quais são os sintomas da catarata?

Em seu estágio inicial, a catarata se manifesta como pequenos incômodos na visão e, principalmente a do tipo senil, costuma ser confundida com sintomas de velhice ou outros problemas de visão como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Por isso, é importante entender os sintomas da doença e buscar por um oftalmologista nos primeiros sinais da catarata, fazendo com que o tratamento seja mais rápido.

Conheça os principais sintomas da catarata:

  • - Dificuldade na percepção das formas e contorno de objetos e paisagens;
  • - Sensação de visão embaçada, como se estivesse olhando através de um vidro sujo;
  • - Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas;
  • - Mudança na visão das cores;
  • - Visão dupla.

Como tratar a catarata

O único tratamento eficaz na cura da catarata é a cirurgia. O procedimento consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular (LIO) e é rápido, indolor e de baixo risco.

Atualmente, não é preciso esperar pela evolução da doença para optar pela cirurgia, como acontecia há algum tempo. Afinal, a cirurgia nos primeiros estágios da doença devolve rapidamente a qualidade de vida ao paciente, além de acabar com qualquer risco de sequelas deixadas pela catarata.

É importante lembrar que o uso de colírios e óculos podem ser confortáveis para o paciente por um tempo, no entanto, apenas a cirurgia pode curá-lo da doença.

A Central da Catarata tem bastante experiência no atendimento de pacientes com a visão já comprometida e entende que para eles é difícil locomover-se e pesquisar uma a uma clínica de comprovada qualidade na cirurgia de catarata. Buscando ajudar os pacientes, a Central da Catarata afiliou quatro das melhores clínicas especializadas em cirurgia de catarata no Brasil e definiu com elas pacotes de cirurgia, que incluem exames para catarata, a sala cirúrgica, equipe médica, anestesia, de duas a três consultas pós-operatórias e a lente intra-ocular monofocal.

Agende uma consulta pela Central da Catarata. Temos uma equipe pronta para atender você. Ligue agora e saiba a data disponível para consulta ainda nesta semana.